quinta-feira, 4 de outubro de 2012

“Histórias, Analíticas e Pensamento “Aberto” – Guias para o Futuro da EAD“




Temáticas da CIAED - 18ª edição
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância. Funciona desde junho de 1995 e foi fundada por educadores interessados em educação a distância e em novas tecnologias de aprendizagem. A ABED é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, é filiada a instituições internacionais entre as quais o International Council For Open and Distance Education – ICDE e ao OCW OpenCourseWare Consortium.
objetivo maior da Associação é, portanto, o incremento do saber compartilhado em educação a distância e a certeza de que, tal modalidade educativa já é uma realidade e um paradigma educacional adequado às grandes mudanças deste milênio.
Seus objetivos principais são:
  • Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas
  • Incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;
  • Apoiar a “indústria do conhecimento” do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;
  • Fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância. (Fonte)

Avaliando os temas e assuntos tratados na programação da 18ª edição do CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, que aconteceu entre 23 3 26 de setembro deste ano, pode-se observar que nos mini-cursos oferecidos a temática da metodologia e da didática que potencialize a criatividade e a autonomia, o senso crítico e de investigação dos estudantes a partir do desenvolvimento das seguintes ações:
  • Aprofundamento do contato por meio das redes sociais da web;
  • Elaboração de vídeo-aulas interativas com sincronização automática entre os slides, vídeos, imagens e textos, permitindo ao aluno uma navegação personalizada;
  • Aprendizagem colaborativa em fóruns na web tendo como parâmetros a presença social, cognitiva e de ensino, em que o conteúdo é constantemente atualizado e resultado direto da colaboração de pares de todo o mundo;
  • Reavaliação da gestão da qualidade do ensino a distância, revisão de critérios para avaliação;
  • Utilização dos princípios vigotskianos de práxis pedagógica, para ensinar sócio-construtivismo na elaboração de projetos pedagógicos de materiais didáticos;
  • Apropriação tecnológica das ferramentas e recursos disponíveis na web 2.0;
  • Apropriação dos ambientes virtuais de aprendizagem e desenvolvimento do espaço que o liberte da condição de mero repositório de arquivos multimídia, e o direcione a um trabalho colaborativo, interativo e construído também pelos alunos;
  • Participação do educador na rede, desenvolvimento e entendimento do espaço personalizado de aprendizagem, do perfil profissional digital e da integração de ferramentas da rede que possam otimizar seus contatos na rede;
  • Estimular as 8 principais inteligências múltiplas propostas pelo professor norte-americano Howard Gardner (Lógico-matemática, Linguística, Musical, Espacial, Corporal-cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal e Naturalista);
  • Estimular o aluno a pensar por si mesmo, utilizando a crítica não como um repertório de citações, mas sim de ações;
  • Auxiliar os educadores na elaboração de disciplinas e cursos em AVA;
  • Entender, discutir e aplicar técnicas e métodos de Acessibilidade e usabilidade no processo de ensino em AVA;
  • Conhecimentos Essenciais sobre o Pensamento Estratégico, Mídias e Novas Mídias, em marketing educacional;
  • Inclusão de equipes multidisciplinares, diferentes dimensões culturais, envolvendo entre outras: relacionamentos sociais, crenças epistemológicas, percepções temporais e representações culturais no desenvolvimento de AVAS e projetos de ensino a distância no geral;
Não só o aluno precisa aprender a desenvolver autonomia diante do ensino a distância, mas alunos e professores precisam entender o funcionamento da rede no seu aspecto humano e não apenas tecnológico. Como a movimentação de informações e colaborações funciona na rede? Com o educador (professor, coordenador, bibliotecário, instrutor, etc) deve montar seu perfil profissional e educacional e desenvolver sua comunicação nas redes sociais?
Para ambas as partes, educadores e estudantes, a rede é um ambiente novo que sofre atualizações constantemente e possui um ritmo próprio, dinâmico, em que não é preciso pedir permissão pra falar, postar, em que se pode encontrar quase tudo o que se procura. A fluidez da rede confunde muitas pessoas acostumadas a um tipo de comunicação mais passiva, com a qual nos habituamos por anos, como o rádio, a Tv, os filmes, etc. Agora que nos deram a palavra e as ferramentas, o que fazer? Bem, pode-se fazer tudo. E então, diante de tantas opções é preciso primeiro a compreensão da rede, a apropriação das tecnologias, o entendimento humano desse movimento de colaboração, e o desapego à máquina, em contrapartida à interação viva, colaborativa, que tece o conhecimento e a inteligência coletiva.


O CIAED deste ano contou com a presença de palestrantes de várias parte do mundo, o que evidencia a abertura para contribuições de todo país no processo de construção do ensino colaborativo e a distância. Clique no mapa abaixo e conheça as cidades, estados e países participantes. Se você participou da ABED, como palestrante, e não encontrou sua cidade no mapa, clique na imagem e acrescente sua localização. :)

Para conferir a programação preliminar dos vinte cursos que foram oferecidos na CIAED 2012, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...