terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cinco grandes tendências para as mídias sociais

A psicóloga social Dolors Reig aponta cinco grandes tendências para as mídias sociais em 2013: Gamificação, ambientes colaborativos para a gestão da aprendizagem, Marketing honesto, Big data e análise de dados. Vamos conhecer mais sobre esses elementos?
Gamificação – Trata do uso da lógica dos jogos aplicada a contextos lúdicos ou não, como por exemplo, em temas como saúde, marketing, negócios e educação. O professor indiano de Tecnologia Educacional, Sugata Mitra e o empresário Gabe Zichermann são duas das grandes referências nesse tema: o poder dos jogos em ajudar a envolver as pessoas e construir organizações mais fortes e comunidades.

Gabe Zichermann: Como fazer jogos as crianças mais inteligentes:

Reportagem sobre Gamificação feita para o Brasil Repórter:
Ambientes colaborativos para a gestão da aprendizagem - Ambientes corporativos desenvolvidos para a gestão do conhecimento a partir da colaboração e da relação intramuros entre organizações, pessoas e empresas. Trata-se mais de uma concepção filosófica de trabalho em que não parte, ou não precisa partir necessariamente de uma hierarquia entre os participantes. Objetivamente é uma estratégia que combina o espaço virtual (Internet) e a tecnologia de Sistemas de Gerenciamento da Aprendizagem online (SGA) ou Learning Management Systems ( LMS). O objetivo é proporcionar um espaço de construção coletiva do conhecimento, onde cada participante é autor e colaborador e pode usufruir o resultado do esforço de todos. Grandes nomes como Stephen Downes e George Siemens
Stephen Downes explica o que é Learning Management Systems ( LMS):


TEDxNYED - George Siemens:
Marketing honesto e instrutivo - Baseado na transparência e na especialização, no conhecimento, além da marca em questão. A organização precisa ser transparente e estar aberta ao diálogo: saber falar e ouvir, mantendo canais abertos e permanentes com o público.
Big data e análise de dados - Big data, análise de dados nos negócios, mas especialmente sobre a questão da participação política (TEP, Tecnologias de capacitação e participação).
Para acessar a legenda automática em português dos vídeos no youtube, coloque primeiro a legenda em inglês (transcrito) e depois clique em traduzir legenda (beta) e escolha o idioma português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...