terça-feira, 4 de setembro de 2012

Se você pensa que rede social é coisa nova...


Na contemporaneidade todos falam em redes sociais ou redes de relacionamento. E até parece que são termos novos, mas é importante entender a diferença entre as redes sociais e os sites de redes sociais na Internet. O homem já vivia em sociedade, e em estabelecia laços sociais, antes mesmo da invenção da internet, do Orkut e do Facebook.
Todo o grupo de pessoas com que o homem se comunica forma a sua rede de contatos, variando entre amigos, contatos profissionais, colegas, conhecidos, parentes, vizinhos, etc. O sociólogo espanhol Manuel Castells conceitua a sociedade contemporânea da seguinte maneira: A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Essa sociedade é caracterizada [...] por uma cultura de virtualidade real construída a partir de um sistema de mídia onipresente, interligado e altamente diversificado. [...] Essa nova forma de organização social, dentro de sua globalidade que penetra em todos os níveis da sociedade, está sendo difundida em todo o mundo.
O cenário da Web, globalizado e glocalizado proporciona enorme ampliação na comunicação entre as pessoas, não importando a localização geográfica. Isso possibilita maior sociabilização entre indivíduos e grupos.
E porque nos aproximamos e formamos uma rede de contatos, seja em pela web ou ao vivo? Somos aproximados por simpatias, afetos, curiosidades, necessidades, interesses comerciais, etc e assim formamos nossos laços sociais e relacionamentos.
A web facilita essa comunicação porque nos oferece comodidade e um distanciamento seguro (e conveniente).
Raquel Recuero, reflete sobre o conceito de rede social a partir de Wasserman e Faust; Degenne e Forse, e nos diz que “Uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós das redes) e suas conexões(interações ou laços sociais).
Na figura acima temos os pontos, os nós, as pessoas (representado pelas bolinhas), as intersecções. Já os traços representam a quantidade de conexão, de contato, que ligam os pontos/pessoas/perfis. Uma pessoa pode estar conectada com várias outras pessoas que também estão conectadas a várias pessoas e assim por diante. Em uma rede social na internet como o Facebook, por exemplo, temos um “perfil” que seria a nossa representação, o nosso registro e através do qual podemos interagir com o perfil de outras pessoas, no mundo todo.
Uma “rede” é a interconectividade entre esses elementos. Por exemplo, você já ouviu falar em network. Network é a combinação das palavras net (rede) e work (trabalho), ou seja, uma rede de contatos profissionais.
As comunidades e os laços sociais existem fora das redes e também se formam a partir das redes. Comunidade, segundo o Dicionário Houaiss é o conjunto de pessoas que habitam um mesmo local e/ou ao mesmo tempo, e que possuem características comuns. É fácil agora entender que “comunidade” é também uma “rede social”.
O doutor em História da Filosofia pela Université de Paris IV, Rogério da Costa, reflete que “se solidariedade, vizinhança e parentesco eram aspectos predominantes quando se procurava definir uma comunidade, hoje são apenas alguns dentre os muitos padrões possíveis das redes sociais. [...] Estamos diante de novas formas de associação, imersos numa complexidade chamada rede social, com muitas dimensões e que mobiliza o fluxo de recursos entre inúmeros indivíduos distribuídos segundo padrões variáveis. [...] Digamos que, anteriormente, os indivíduos se deslocavam de um lugar a outro para interagir com sua rede pessoal, mas, atualmente, eles vivem uma dinâmica de relação em que saltam de uma pessoa a outra numa rede virtual de contatos. [...] isso não aponta para uma mudança em direção ao isolamento social, e sim na direção de uma maior flexibilidade no uso de redes sociais.
Essa flexibilidade permite às pessoas entrar em contato com um imenso número de pessoas, tanto conhecidas quanto desconhecidas. O motivo do contato pode ser a amizade, pode ser uma possibilidade de emprego, interesse amoroso, estudo, entre tantos outros motivos. As características desse tipo de contato via Web é uma maior frequência, facilidade, autonomia e ampliação da rede de contatos. Contatos podem ser feitos e desfeitos naturalmente, conforme as necessidades. Um aluno em um curso na web pode conversar com professores e alunos de outros países; pode compartilhar e receber informações com rapidez, livros, gráficos, sites, contatos, vídeos e etc.
A vantagem desse tipo de relação tem sido aprofundada pelas organizações, tanto com ou sem fins lucrativos, mas principalmente as organizações que possuem em sua missão e visão objetivos culturais e educacionais, para os quais o compartilhamento de informações é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...