segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mobilização e coragem


Contribuição de Hernani Dimantas
Florianópolis precisou apenas de uma menininha de 13 anos para entender o que são as politicas da multidão. Isadora Faber fez apenas o óbvio. Colocou na Internet. A mobilização que acontece a partir daí não é desproposital. 244 mil pessoas curtiram o diário de classe. E assim, são notificadas de qualquer movimento. A secretaria, a escola, os professores até que tentaram intimidar. Mas entenderam o recado e preferiram investir no bom senso. Todo dia recebo novas recauchutagens no FB. O telefone agora funciona, os banheiros estão limpos. O que mais é necessário?
Bem, isso parece ingênuo. No entanto, faz quase 20 anos que Linus Torvalds colocou na internet os primórdios do Linux. Ele colocou seu conhecimento no campo de força. E as pessoas reagiram positivamente. A internet potencializa a colaboração. A grande sacada do Linus Torvalds não foi o Linux propriamente dito, mas a disponibilização de um projeto para ser discutido, implementado, melhorado, deletado, editado ou apenas dialogado. A  comunidade de desenvolvedores construiu um sistema operacional viável. E subversivo. Pois rompeu com o modelo de produção de software.
O Linux é a resposta da multidão. Foi criado pela colaboração entre pessoas comuns. Envolveu centenas de programadores espalhados pelo mundo. Foi concebido num outro paradigma. De baixo pra cima. E em rede, onde quem faz decide.
A menininha fez. Mostrou que é possível publicar sem pedir permissão. Liberou a voz para alegria dos ativistas e tristeza de quem não tem interesse em mudar. Ela também colocou a escola no campo de força. Os resultados imediatos já estão sendo colhidos. A maquiagem está funcionando. A mobilização, no entanto, é de longo prazo. Mas inexoravelmente vai romper o sistema que faz da criança um produto de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...