segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Empreendedorismo e inovação em redes sociais


José Cláudio C. Terra
José Cláudio C. Terra

Você já parou para pensar no que é empreendedorismo em redes sociais? O Terra Fórum realizou um evento que tratou exatamente disso, no dia 13 de setembro de 2012, com a participação do atual presidente da TerraForum e professor de vários programas de pós/MBA, em particular da Fundação Instituto de Administração (FIA), José Cláudio C. Terra. Vamos rever alguns conceitos sobre o que é empreendedorismo, qual o perfil dos profissionais dessa área e como isso se aplica à inovação das redes sociais.
"A audácia, por si só, atrai criatividade, poder e magia". Goethe
Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio
Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio

Um empreendedor é um profissional que precisa identificar oportunidades, contagiar as pessoas com suas ideias e, claro, transformar as ideias em realizações assumindo os riscos e aprendendo com os erros cometidos. Pesquisas indicam que 90% desses profissionais, entre 30 e 40 anos, iniciaram empreendimentos a partir do mesmo mercado em que já trabalharam, a partir de larga experiência e boa formação na área, principalmente em produtos e mercados de áreas funcionais.
Para inovar nesse ramo e destacar-se são necessárias características que antigamente não eram tão exigidas. Acostumados a receber ordens e com a previsibilidade da maior parte do mercado, o sujeito poderia executar a mesma tarefa, da mesma forma por anos a fio e não encontrar problemas que o mobilizassem a procurar por novas soluções, atualizações e novos mercados. Agora, o profissional empreendedor precisa cultivar as seguintes características:
Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio
Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio
Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio

Existem dois tipos de pensamento que podem ser aplicados na solução de problemas: o pensamento divergente e o pensamento convergente. "Pensamento divergente é um processo de pensamento cujo objetivo é achar o maior número possível de soluções para um problema. Essa habilidade é usada para gerar ideias e resolver algo criativamente, em oposição ao pensamento convergente, que consiste em achar uma única solução apropriada a um problema.
O pensamento divergente busca recursos e articula-se com diversas áreas do conhecimento e amplia as possibilidades de entendimento sobre uma mesma questão. Nesse processo é possível criar e descobrir coisas. Veja nos exemplos, situações de soluções criativas para a publicidade e para novos produtos. Repare como a solução encontrada é, na maioria das vezes, bastante intuitiva.
Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio
Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio

Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio
Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio

Para iniciar um processo de busca por soluções ou novos produtos é preciso seguir o pensamento divergente e trabalhar com amplas possibilidades. Depois de selecionadas as melhores soluções é necessário desenvolver o pensamento convergente que irá finalizar o processo decidindo uma ideia a ser trabalhada por vez.
A inovação pode trabalhar com diversos elementos:
  • produtos ou serviços;
  • novos segmentos ou necessidades não atendidas dos clientes;
  • mudanças na interação com o cliente;
  • mudar a sua forma de ser remunerado;
  • processos operacionais;
  • mudas a posição ou escopo de participação na cadeia de valor;
  • logística;
  • canais de comunicação;
  • networking;
  • criação de novas tecnologias, materiais, produtos ou processos.
A partir do surgimento das redes sociais na internet e da intensificação de seu uso, inclusive uso corporativo, foi necessário entender as mudanças que ocorreram no processo de comunicação, divulgação, influência, captação de informação sobre clientes e suas necessidades, perfis, sugestões, reclamações e onde está a oportunidade para inovação. Entre 2007 e 2011 o percentual de usuários da internet subiu de 27% para 48%, sendo que 47% dessas pessoas conectam-se diariamente à rede.
Veja na imagem abaixo a evolução das possibilidades de canais de comunicação e mobilização de opiniões, desde o impresso, o rádio e a televisão aberta até o famoso boca-a-boca que agora acontece via web.
Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio
Apresentação da Profª Bernadette Farias Lóscio


E nesse novo cenário alguns mitos instalaram-se, por exemplo, dizer que as mídias sociais são para jovens é um erro, as pesquisas comprovaram que 40% dos usuários do Facebook tem mais de 35 anos. Dizer que a social media não é para fazer negócios? Imagine, 57% dos profissionais da comunicação de B2B (Business to Business) conectam-se com clientes, geram negócios e buscam inovações. E no mesmo sentido está a indústria. É grande o número de pessoas que utiliza as redes sociais para entrar em contato com as indústrias com as quais realizam negócios, fazem perguntas e obtêm feedback, entre outras coisas. 39% das pessoas já conseguiram fechar negócio pelo Twitter e 41% pelo Facebook.Nos Estados Unidos 54% das empresas já estão aumentando seus investimentos em social media.
Confira os slides do evento logo abaixo e veja mais sobre como as empresas B2B podem se beneficiar das redes sociais.

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