quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estamos ficando mais espertos?

Jim Flynn


A psicóloga social Dolors Reig, no seu artigo “Diferencia intelectual entre mujeres y hombres y oportunidades en la sociedad del conocimiento”, ao estudar o Efeito Flynn e a tecnofobia que tratam dos efeitos perversos da tecnologia sobre a inteligência humana, encontrou informações valiosas sobre novos estudos nesse tema em um novo livro lançado por James Flynn, também conhecido como Jim Flynn, “Are We Getting Smarter?” (Estamos ficando mais espertos?).

Livro Are We Getting Smarter? - de James Flynn


O autor o pesquisador americano naturalizado neozelandês, James Flynn, da Universidade de Otago, desenvolve pesquisas sobre a variação da inteligência foi pioneiro ao observar e pesquisar o aumento progressivo de QI, nos anos 1980.

No livro, foi observado que nos últimos 100 anos aumentamos em 30 (pontos por década) o nosso coeficiente intelectual, ou Quociente de Inteligência – QI - (isso em países desenvolvidos). A pesquisa aponta que a mente moderna lida melhor com problemas abstratos. O destaque vai para o fato de que, pela primeira vez, as mulheres tiveram um ponto a mais do que os homens nos testes de QI.

Dolors nos lembra de que esse tipo de avaliação é caracterizado por certa parcialidade, e a autora sempre reforçou o desenvolvimento do seu trabalho de pesquisa sobre as inteligências múltiplas. No entanto, a autora acredita que “estamos construyendo un mundo con más oportunidades para los más desfavorecidos, al fin y al cabo más justo”. Um mundo de mais oportunidades e conhecimento tende a condenar as desigualdades, principalmente entre os sexos.

A diferença entre o QI de homens e mulheres é irrelevante, ao se comparar o estudo realizado em diversos países, em que apontam que enquanto em determinada região a pontuação é maior para os homens, em outras existe empate. A palavra empate lembra jogo ou competição, mas a ideia não é criar polêmica entre os sexos, nem nossa nem de Dolors Reig. :)

As pesquisas apontam claramente que as verdadeiras diferenças entre sexo e raça são influência não da genética, mas sim das condições socioculturais em que as pessoas estão inseridas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...