quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A maior mudança está dentro de nós

José Manuel Moran



O professor de Comunicação na USP, pesquisador das mudanças na educação presencial e a distância, José Manuel Moran, trata em seu livro “A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá” sobre “as profundas mudanças provocadas pelas redes digitais, principalmente a internet, na educação presencial e a distância, em todos os níveis de ensino. Revela o panorama atual da assimilação desses câmbios pelas escolas, professores e alunos e descreve as etapas de apropriação das tecnologias pelas escolas, sem esquecer o papel que professores e gestores terão que desempenhar nessa revolução”. 



A sociedade caminha depressa para uma onda de mudanças disruptivas, que pode ser vislumbrada em parte, no entanto ainda reserva surpresas. Será que é possível estar preparado para elas? E como toda grande mudança vários setores serão afetados, na educação, por exemplo, teremos cada vez mais uma comunicação dinâmica e pluralista, complexa e democrática, com acesso livre a quase todo tipo de informação, autonomia na produção e compartilhamento de textos, criações artísticas, pesquisas científicas, e uma interação multimídia que vem mudando o comportamento de estudantes e professores.

Segundo Moran “será necessário aprender a construir um percurso intelectual mais difícil, cheio de inúmeras ramificações e opções; aprender a conviver com as diferenças de visões de mundo, de valores, de grupos; a fazer escolhas mais provisórias; aprender a comunicar-nos de forma mais abrangente, integrada, participativa, equilibrando o individual e o social”.

A maneira de aprender está mudando e vai continuar seu processo de transformação e adaptação porque os seres humanos e suas necessidades mudaram, suas possibilidades se ampliaram. Para quem quer aprender existirão cada vez mais caminhos, caminhos a serem percorridos por si próprios, não existirão bulas ou mapas, apenas guias... Seja com ou sem certificação, seja presencial ou a distância, seja um curso de idioma ou uma graduação, todos que querem aprender podem começar suas jornadas a partir de “guias”, fóruns, cursos que se complementam, personalizados e flexíveis. Todavia não é mais o diploma que te define, mas sua jornada, o processo desenvolvido ao longo do caminho, suas experiências únicas e sua criatividade para solucionar problemas.

Livro de Moran “A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá”


Moran reflete que para isso “precisaremos de instituições sérias para ajudar-nos nos cursos de maior duração, nos que certifiquem profissionalmente. Mas não precisaremos ir todo o dia a uma sala de aula para aprender. Haverá formas muito ágeis, diversificadas, flexíveis, adaptadas ao ritmo e necessidades de cada aluno para aprender e ajudar a aprender”.

Em uma era onde a tecnologia evolui muito mais rapidamente do que a cultura é preciso tomar cuidado com a inércia. Entre o desejo e a ação existe uma distância que culturalmente sempre deixou a humanidade confortável, com muito tempo para refletir em uma postura mais contemplativa. Hoje o mundo exige respostas e soluções rápidas, força de vontade para agir, coragem para arriscar, e a reflexão admite mais do que nunca o trabalho coletivo, a equipe organizada, disposta, companheira, interessada, e despojada da ambição puramente individualista.

“As tecnologias permitem mudanças profundas já hoje que praticamente permanecem inexploradas pela inércia da cultura tradicional, pelo medo, pelos valores consolidados. Por isso sempre haverá um distanciamento entre as possibilidades e a realidade. O ser humano avança com inúmeras contradições, muito mais devagar que os costumes, hábitos, valores. Intelectualmente também avançamos muito mais do que nas práticas. Há sempre um distanciamento grande entre o desejo e a ação”, nos diz Moran.

Algumas mudanças só podem acontecer de dentro para fora.

Conheça o site de Moran, cliquei aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...