terça-feira, 17 de julho de 2012

Tecnologia é mato




Hernani Dimantas apresenta nesse vídeo um pouco sobre a popularização da tecnologia. Hoje é comum que as pessoas procurem no youtube por informações de todo o tipo, e isso é um grande fato diante da grande mudança de audiência que se tinha com a TV, ou com o rádio, migrada para a internet. A produção de 1 para muitos mudou de todos para todos. A opção de escolha aumentou. As pessoas têm utilizado a internet para aprender, ensinar, se divertir, assistir tv, mas na hora em que se quer. 

Falar é fácil. Silêncio é fatal. Esse é um provérbio digital. Hernani nos diz que a tecnologia “é uma extensão do cérebro humano, que artificialmente incrementa a capacidade de processar o conhecimento. Podemos armazenar muito mais informação, e parafraseando McLuhan, utilizar as máquinas como extensão do homem. O choque cultural é invisível e imperceptível. É geracional. Existe um importante gap tecnológico. Mas como entendemos que é tecnologia é mato. Cresce e se espalha a ponto de ficar transparente e transita pelo ciberespaço. Mas como contradição rompe paradigmas só com efeito da colaboração. Falo de experiências como a do software livre que proporcionaram uma forma de colaboração onde a liberdade é a regra. Principalmente, a liberdade de compartilhar qualquer produção na rede. Fazemos o que temos vontade. A experiência de fazer potencializa a curiosidade de querer pesquisar, trocar, compartilhar, ensinar e aprender. O Linux foi criado só por prazer. É assim que se faz”.



Ilustração da apresentação de Hernani Dimantas

Ilustração da apresentação de Hernani Dimantas


O vídeo acima é a primeira parte da palestra 2º Encontro InovarEduca, saiba mais aqui.

Hernani é artista, escritor e ativista. Desde 1997 tem-se dedicado ao estudo, à discussão e à elaboração de projetos colaborativos em rede, publicando um número expressivo de artigos em livros, jornais e revistas sobre a Internet como um meio aberto à produção coletiva e destinado à troca de ideias e conhecimento entre as pessoas. Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos livros: Linkania: uma Teoria de Redes (2010) e Marketing Hacker (2003). Fundador e articulador do projeto MetaReciclagem. Fundador do lixoeletronico.org.

Site: http://metafora.me/


hdimantas@gmail.com
@hdhd


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...