terça-feira, 17 de julho de 2012

Rede colaborativa, trabalhos imateriais, performances.




O tempo da internet é outro. É assim que Hernani Dimantas inicia esse vídeo que trata sobre a colaboração na rede e o novo conceito de tempo na virtualidade. As pessoas estão em tempos diferentes. Cada pessoa tem a oportunidade de descobrir coisas e se apropriar de conhecimentos relevantes em seu próprio ritmo. A colaboração em rede não quer dizer exatamente que todas as pessoas estejam trabalhando juntas. Hernani fala sobre o seu segundo livro, Linkania, que vem de uma ideia de cidadania. E como pensar em cidadania em mundo onde existe uma rede como o facebook, maior do que qualquer país, onde todos vivem de links, como então imagina um ser humano consegue estar em rede de forma participativa e autônoma? Hernani resume: “Linkania... é isso. A cidadania sem cidades. A descentralização. Ação local e conexão global”. 


E continua refletindo que “essas relações desvelam o perfil. A identidade cultural passa a ser uma representação de indicadores. Número de amigos no Facebook, número de posts, seguidores no twitter. Para existir online você precisa ser visto. 'Hoje, no entanto, o pós- fordismo e o paradigma imaterial da produção adotam a performidade, a comunicação e a colaboração como características centrais. A performance foi posta em ação. Toda forma de trabalho que produz um bem imaterial, como uma relação ou afeto, resolvendo problemas ou proporcionando informação, do trabalho de vendas aos serviços financeiros, é fundamentalmente uma performance: o produto é o próprio ato em si' (Hardt e Negri, 2005). A rede pressupõe a troca para se ter um relacionamento. Troca de links, de informações e de palavras vazias. A relação se faz no compartilhamento. Na Internet, principalmente analisando o estouro do Facebook, nos faz experimentar um coletivo de individualidades. Ou seja, o network de egotrips. Nas publicações individuais as pessoas existem. Não deixa de ser a voz individual falando mais alto. A voz humana alcança diretamente o nosso âmago, e toca nosso espirito. As pessoas estão buscando a melhor maneira de se comunicar. E não há uma fórmula mágica. Receitas, manuais e guias desorientam antes de tudo”.

Ilustração da apresentação de Hernani Dimantas

O vídeo acima é a primeira parte da palestra 2º Encontro InovarEduca, saiba mais aqui.

Hernani é artista, escritor e ativista. Desde 1997 tem-se dedicado ao estudo, à discussão e à elaboração de projetos colaborativos em rede, publicando um número expressivo de artigos em livros, jornais e revistas sobre a Internet como um meio aberto à produção coletiva e destinado à troca de ideias e conhecimento entre as pessoas. Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos livros: Linkania: uma Teoria de Redes (2010) e Marketing Hacker (2003). Fundador e articulador do projeto MetaReciclagem. Fundador do lixoeletronico.org.


hdimantas@gmail.com
@hdhd




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...