terça-feira, 17 de julho de 2012

Multidão hiperconectada, redes livres, linkania...




Hernani Dimantas apresenta nesse vídeo um pouco sobre o compartilhamento das informações citando em primeiro lugar o exemplo do Linux que foi disponibilizado gratuitamente na rede por seu criador Linus Torvald.

A rede sempre se auto-organiza para ajustar todas as informações, não há um centro controlando e decidindo como ou quando postar, ou qual conteúdo, etc. Trata-se de um processo de emergência, de baixo para cima. A resposta é imediata, acesso, compartilhamento, opiniões positivas ou negativas, indiferença, comunidades, fóruns, criações, sátiras etc. As pessoas estão lá para receber o conteúdo novo e manter o movimento da rede. Hernani também fala sobre o projeto Lixo Eletrônico (lixoeletronico.org), de 2007, que tratou sobre o grande volume de lixo eletrônico produzido e como descartar esses materiais, oferecendo conscientização e soluções para pessoas e empresas. Em 1990 o grupo iniciou um movimento na internet para que se votasse um projeto lei que incluísse novamente os resíduos sólidos na agenda de preocupações das políticas públicas. Essa movimentação começou de baixo para cima partindo de uma democracia participativa e atuante. Plataformas para movimentar causas foram criadas, como o Avaaz.org, por exemplo, além de inúmeros outros projetos que podem ser alimentados via bottom up ou via rede.

Ilustração da apresentação de Hernani Dimantas


“Nesse processo de apropriação da tecnologia o que me importa é a emergência de conversas. Uma forma de comunicação de baixo pra cima capaz de se organizar em redes sociais, no sentido mais amplo possível. Uma conversa que se dá na participação, no compartilhamento e na disponibilização de links, ideias, projetos, poesias, textos, vídeos e onde mais a criatividade humana consegue relacionar. Somos seres em relação. Precisamos nos comunicar com outras pessoas. Criamos redes como formigas preparam os formigueiros. A rede organiza a nossa civilização”. (Hernani) 

O vídeo acima é a primeira parte da palestra 2º Encontro InovarEduca, saiba mais aqui.

Hernani é artista, escritor e ativista. Desde 1997 tem-se dedicado ao estudo, à discussão e à elaboração de projetos colaborativos em rede, publicando um número expressivo de artigos em livros, jornais e revistas sobre a Internet como um meio aberto à produção coletiva e destinado à troca de ideias e conhecimento entre as pessoas. Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos livros: Linkania: uma Teoria de Redes (2010) e Marketing Hacker (2003). Fundador e articulador do projeto MetaReciclagem. Fundador do lixoeletronico.org.

Site: http://metafora.me/


hdimantas@gmail.com
@hdhd




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...