quinta-feira, 5 de julho de 2012

A forma como entendemos o mundo está mudando

A Criação de Adão de Michelangelo - Capela Sistina


Os deuses traziam a chuva, o sol, ficavam felizes ou irados. A terra já foi quadrada. Plutão já foi um planeta. A viagem à lua foi desacreditada, era muito para a crença de alguns. Não, definitivamente não usamos apenas 10% do nosso cérebro, usamos tudo. O átomo era a menor parte da matéria. E sim um raio pode cair várias vezes no mesmo lugar. As coisas mudam, porque mudamos e aprendemos mais! Manter a mente aberta é fundamental. Pontos finais servem apenas para concluir frases e tornar a leitura agradável, mas não impede que novas palavras e orações sejam acrescentadas. Sempre é possível outra edição de uma obra, uma descoberta reveladora, inovar e aprender com os erros.

Uma partícula teorizada por anos, a Boson de Higgs, apelidada de “a partícula de Deus”, seria responsável para que a humanidade pudesse entender como se constitui matéria. Em nossa linguagem mais leiga é o mesmo que descobrir mais ou menos como “alguma coisa pode surgir aparentemente do nada”, assim como o universo e todas as coisas dentro dele, inclusive nós. Tudo é feito de partículas.

Fonte

O nome Bóson corresponde a uma classe de partículas subatômicas previstas no Modelo Padrão e Higgs é um dos cientistas que contribuíram para a elaboração dessa teoria na década de 1960. O cientista escocês é Peter Higgs e não esperava que a existência da partícula fosse comprovada enquanto ele estivesse vivo, mas aos 83 anos compareceu ao evento da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) onde os resultados foram apresentados.

© CERN 2012

No site do CERN, a assessoria de imprensa explica o fenômeno: “O próximo passo será determinar a natureza exata da partícula e sua importância para a nossa compreensão do universo. Será, conforme o esperado, o tão procurado Bóson de Higgs o ingrediente final que estava faltando no Modelo Padrão da física de partículas? Ou será algo mais exótico? O Modelo Padrão descreve as partículas fundamentais que nós, e cada coisa visível no universo, somos feitas, e as forças que atuam entre eles. Toda a matéria que se pode ver, no entanto, parece não ser mais do que cerca de 4% do total. Uma versão mais exótica da partícula de Higgs pode ser uma ponte para o entendimento de 96% do universo que ainda permanece obscuro”.

Quer saber mais sobre a evolução das partículas? Veja esse infográfico. =)

Se a nossa compreensão acerca do universo está prestes a mudar, o que dizer então da nossa compreensão acerca de tantos outros fatores que temos aceitado de maneira inerte e resistente?

Fonte



Quer um exemplo simples? Para entender um assunto tão complexo e que está fora da área de conhecimento de muitas pessoas, um pouco de animação e criatividade ajudaria, não? Então assista esses vídeos e veja como tudo vai ficando mais simples e mais gostoso de entender. Ah, se todas as escolas pudesse trabalhar dessa forma não é mesmo? Mas estamos chegando lá, a capacidade criadora e inovadora do ser humano não se contenta calada. E a web é o grande rio para onde afluem as mentes inquietas! Divirta-se!


Explicação do campo de Higgs relacionando com o bóson de Higgs 


O Secreto Charme do Bóson de Higgs





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...