quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aprendendo a aperfeiçoar suas buscas no Google

O que tem por trás do retângulo mágico?


O Google está apostando em um novo e recente curso online gratuito sobre o seu próprio sistema de busca e como ele pode ser otimizado, a partir do ensinamento dos seus inúmeros recursos: Power Searching with Google. Não basta apenas digitar uma palavra qualquer e esperar um milagre. O Google é um sistema fácil de usar, no entanto como todo sistema ele possui regras e quando aprendermos quais são e como utilizá-las teremos uma grande chance de obter maior sucesso em nossas pesquisas.

As aulas serão ministradas pelo cientista sênior do Google Dan Russell, que demonstrará como melhorar as buscas utilizando corretamente as várias ferramentas disponibilizadas pela empresa, incluindo o Google Groups, Google+ e Hangouts. O curso terá seis aulas de 50 minutos, nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de julho, com atividades interativas para praticar as novas habilidades e com especialistas para tirar as dúvidas dos alunos.

Dan Russell

O curso é online, conta com recursos em vídeo, texto e ilustrações. Está dividido em seis lições com pequenos testes ao final de cada uma, os quais somam uma pontuação ao teste final. O objetivo dos testes é oferecer ao aluno uma maneira de autoavaliação, onde ele poderá perceber o que não foi entendido, o que precisa ser melhorado e o que se conseguiu compreender de todo o conteúdo oferecido.

Antes de começar o curso o aluno precisa responder um pequeno questionário que irá avaliar as técnicas de pesquisa e o que se sabe sobre elas. Essas questões irão ajudar o Google a entender como as pessoas têm utilizado a ferramenta e quais são as principais dificuldades, o que servirá de base para o aperfeiçoamento do curso.

O curso é composto de seis aulas:

Como o Google trabalha
Estendendo o que você sabe
Técnicas avançadas
Encontrar fatos mais rapidamente
Verificando os fatos
Juntando tudo

Cada classe é composta por cinco lições. Dentro de cada lição há um vídeo curto seguido de uma atividade de hands-on que permite que você experimente as técnicas discutidas. As atividades não são obrigatórias, mas é recomendável que o aluno utilize-as como uma oportunidade para aplicar o que foi visto no vídeo. 

“O curso inclui duas avaliações, que são necessários se você quer ganhar o certificado de conclusão. Há um meio-termo após três classes, ⅓ valor de sua pontuação final, e outra avaliação após a Aula Six, ⅔ valor de sua pontuação final. Você deve obter uma pontuação global de 70% para passar. Como o objetivo é para você ser capaz de encontrar o que você precisa ainda mais eficiente e eficaz, você pode tomar as duas avaliações quantas vezes você quiser. Apenas a sua pontuação mais recente contará”. Dan Russell (chefe de qualidade de busca e satisfação do usuário)


O Google é um filtrador

A filtragem consiste em estabelecer um foco para os resultados relevantes, tentando “afunilar” esses resultados ao menor número possível e com a maior relevância. Bibliotecários aprendem em suas aulas sobre indexação (ou representação temática, é a ação de descrever e identificar um documento de acordo com o seu assunto) algo interessante sobre ruídos e silêncio durante uma pesquisa. Vamos explicar direito o que é isso. Imagine que você está diante do Google, você digita “maçã”. Depois da varredura o sistema recupera dados e lança na tela 544 páginas com resultados. 



O sistema entendeu que você queria maçã e trouxe documentos sobre nutrição, Steve Jobs, festas juninas e maçãs do amor, cor de batom, maçã do rosto, bochechas, Newton e etc. Essa é uma pesquisa cheia de ruídos, informações irrelevantes e parasitas, ou seja, a pesquisa não está focada, está muito abrangente. Então você resolve mudar o que digitou na caixa de busca e digita “Cultivo de maçã no Panamá”. O sistema traz então 100 resultados, mas nenhum sobre o cultivo de maçãs no Panamá. Silêncio total, você não obteve o que procurava, o sistema não respondeu o que você queria porque os profissionais que indexaram as palavras-chave em cada documento sobre esse assunto, devem ter escrito outro termo sobre o cultivo de maçãs, como cultivos de pomares, agricultura, ou o nome científico da fruta, etc. Ocorre aí uma falta de entendimento sobre como os usuários irão procurar por determinado assunto e como o profissional indexador entendeu que deveria identificar o documento.

Assegurar o entendimento da terminologia utilizada pelo usuário, documentos e indexadores, procurando reduzir o ruído no processo de recuperação da informação. As estruturas quando bem trabalhadas promovem uma maior “precisão” na busca por um material e diminui ou elimina o ruído.

Assim funciona o Google, uma caixinha de busca. Por trás da telinha “mágica” estão profissionais que tentam aperfeiçoar a indexação de todo o conteúdo, descrevendo-os da melhor maneira possível prevendo a intenção do usuário. Mas é claro que se o usuário não souber utilizar corretamente todos os recursos da busca, ficará mais difícil. 

Estamos falando aqui sobre Web Semântica. Não se assuste, é mais simples do que imaginamos. Trabalhoso, mas o conceito é simples: A web semântica estuda como a significação de termos pode ser indexada na web por sistemas de busca diversos garantindo agilidade, qualidade e harmonia no entendimento entre máquinas e humanos. Para isso é preciso contextualizar cada termo em sua área do conhecimento, época, público etc. Utilizando o exemplo anterior é como se eu pudesse fazer a máquina entender que quero recuperar da Web documentos que tratem sobre o cultivo de maçãs no Panamá e somente isso, sem Steve Jobs, sem festas juninas e nenhuma outra interferência negativa nos resultados.

 


Power Searching with Google Lesson 1.3: Como o Google realmente funciona! :)


Clique no símbolo CC em vermelho, depois em "Traduzir legendas" e escolha o idioma "português" e clique em OK. 

Vamos acompanhar o que vai rolar nas lições e comentar aqui no InovarEduca, fique de olho! = )











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