quinta-feira, 21 de junho de 2012

Uma nova cultura da aprendizagem

Cultivando a imaginação em um mundo de constantes mudanças



O livro "A New Culture of Learning: Cultivating the Imagination for a World of Constant Change", dos autores DouglasThomas e John Seely Brown nos auxilia a compreender as profundas mudanças trazidas pela tecnologias digitais, mas não se trata de um livro sobre reforma do ensino, mas sim de como as pessoas estão aprendendo ao fazerem novas perguntas, "perguntas frescas".

Os autores iniciam o assunto com três conceitos-chave que caracterizam o nosso mundo atual:
  • Mudanças contínuas
  • Conectividade onipresente
  • Acesso ilimitado a variados recursos do conhecimento
O tipo de aprendizado que define o nosso século XXI acontece sem livros, professores ou salas de aula. A maciça rede Web oferece acesso ilimitado que nos permite aprender sobre qualquer coisa que queiramos. Entre a cultura do ambiente e a cultura mecanicista podemos destacar que a aprendizagem mecanicista se concentra na eficiência, onde precisa se aprender o máximo que puder o mais rápido possível, valorizada pelo resultado final. No entanto, Douglas e John acreditam que o aprendizado precise ser encarado como uma cultural de ambiente, com uma rede que disponibilize uma vasta gama de informações e recursos onde as fronteiras servem como catalisadores para a inovação e não como limites para prender ou conter.

A variedade de locais (daí o nome cultura do ambiente) irá aumentar e complementar os que já existem, mas não substituí-los exatamente, ou seja, essa nova cultura de aprendizagem focará no envolvimento das pessoas com o mundo em uma ampliação de possibilidades. No primeiro caso, a cultura é o ambiente, enquanto que no segundo caso, a cultura emerge a partir do ambiente e cresce com ele.

O século XXI é a época marcada pela aceitação das mudanças e não por lutas contra elas, uma época onde devemos enxergar o futuro como um conjunto de novas possibilidades, e não algo que nos obriga a mudar. Os autores usam como exemplo a Wikipédia, que nos mostra que manter o conhecimento estável é algo impossível. O conhecimento está a todo o momento sendo complementado, redescoberto, atualizado! E não somente alguns detêm a verdade, não se fala mais em verdade, mas em um conhecimento construído coletivamente, sob o jugo de verdades que juntas formam a compreensão de algo que está em constante evolução.



Essas mudanças exigem de nós uma nova prática de leitura, onde devemos deduzir coisas a partir de todo o conhecimento que vai se formando em nós. Não precisamos mais de alguém que nos diga, é isso e pronto! Hoje o conhecimento coletivo, peer-to-peer, ou seja, entre pares torna a aprendizagem mais fácil, com maior participação, interação, envolvimento ativo e compartilhamento, inutilizando as formas tradicionais de ensino-aprendizagem, incapazes de acompanhar a evolução tecnológica.

A discussão sobre público e privado também mudou, para Aristóteles a Retórica era vista como um discurso para as massas (público), enquanto que o estudo da Filosofia era considerado um assunto pessoal (privado). Mas Douglas e John acreditam que essa explicação não é adequada para se distinguir esses dois elementos e propõe um entrelaçamento entre coletivo e privado. Todavia o modelo de sala de aula não tem como medir ou avaliar coletivos.

Vejamos os blogs como exemplo, eles surgiram na intenção de compartilhar informações em comum e promoverem a conversa entre as pessoas. Baseados em duas características: os comentários dos leitores e o compartilhamento de links externos. As novas tecnologias nos permitem aproveitar o conhecimento coletivo disponibilizado na rede. Um conhecimento intensamente ampliado, onde temos contato com pessoas do mundo todo, sem que precisemos conhecê-las pessoalmente. Podemos usufruir ou produzir e publicar, tornar compartilhável, onde aprendemos com as experiências dos outros e entendemos que errar é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...