segunda-feira, 25 de junho de 2012

MOOC - Massive Open Online Courses

George Siemens nos fala sobre a Década da Abertura e os MOOCs, em seu artigo e slides sobre o tema "Massive open online courses as new educative practice".

A década da abertura na educação engloba os seguintes elementos: ensino aberto, cursos abertos, processos de avaliação em fase inicial, e investigação e pesquisa abertas. Isso requer uma visão global, revisão de conteúdo, ensino, maior apoio ao aluno e um novo entendimento sobre o que é avaliar um aluno. George nos apresenta as características de um MOOC, na prática:

"Este é um curso incomum. Não consiste de um corpo de conteúdo que você deveria se lembrar. Pelo contrário, o aprendizado no curso resulta das atividades que os alunos realizam, e será diferente para cada pessoa. Além disso, este curso não é realizado em um único lugar ou ambiente. Ele é distribuído por toda a web. Nós iremos fornecer algumas facilidades. Vamos pedir aos estudantes para visitar páginas de outras pessoas na web, eventos e produzir conteúdo próprio também".


Os objetivos do curso online aberto são bastante simples: Desenvolver habilidades no uso da tecnologia como uma ferramenta de trabalho, permitindo que se aprenda a compartilhar, desenvolvendo a auto-expressão criativa e uma identidade e digital que também é uma narradora, uma produtora e consumidora de conteúdo e conhecimento: Conteúdo como um ponto de partida, os alunos deverão criar/ampliar. 




A relação mudou entre professores e alunos. Os alunos deverão criar, crescer, expandir e compartilhar o domínio no sentido pessoal. A discussão é distribuída em fóruns e blogs criados para funcionar como um espaço para aprendizado e troca de experiências e informações.


Os alunos geralmente completam algum nível de atividade para a avaliação formativa (testes, trabalhos, artigos, etc) em cursos livres online. Avaliação é, ou automatizado, por um instrutor graduado, ou comentada como um feed-back. Os alunos são capazes de construir e confirmar significados através da reflexão e do discurso sustentado, mediado por outros alunos e professores.

Resumindo, temos abaixo as 7 diferenças entre os cursos tradicionais e os MOOCs:

  • Automação x Criação
  • Social x modelo
  • Estruturação x Auto-Organização
  • Formação universitária x Educação informal
  • Avaliação / reconhecimento x crescimento pessoal
  • Funcionamento do sistema inexistente x Transformação do sistema existente
  • Aprendiz x auto-organização do próprio espaço de interação
Abaixo temos dois vídeos interessantes sobre a definição de MOOC, confira!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...